segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A Piranha


A bocarra e os dentes afilados são ameaçadores, no entanto, os cartazes pululam pela cidade, anunciando: “Já viu? Tubarões na Figueira da Foz, Parque das Gaivotas”; de facto, Israel Modesto apresenta o circo Merito na Figueira da Foz até ao próximo dia 11, com um inédito e arriscado número: o mergulho de Sílvia Merito em 2 gigantescos aquários onde vivem, harmoniosamente, tubarões da Flórida e piranhas da Amazónia...

Não imagino como será a interacção entre Sílvia e tão dóceis animais, apenas me questiono quanto à fiabilidade das mensagens publicitárias: o cartaz pretende anunciar a trituração da mergulhadora ou, antes, divulgar que os tubarões e piranhas, da Flórida e Amazónia, amam Sílvia Merito?!

A mensagem publicitária é, de facto, uma falsa ilusão; reparem no outdoor de Miguel Almeida, do PSD, que também pulula pela cidade: “Prá Frente Figueira”, anuncia o slogan; ora, todos sabemos, que Almeida foi vereador de um Executivo que deixou o concelho na falência técnica... Por isso, quem acredita no “Prá Frente Figueira” de Almeida, também se fia na piranha da Amazónia ou no tubarão da Flórida...

Almeida garante, também, que a sua candidatura representa um movimento de figueirenses de gema, o “Somos Figueira” – estranho, que na lista à vereação da coligação não apareça ninguém dos restantes partidos... -, que se define em 2 patrióticas frases-chave: “quem ama a Figueira, cuida” e “desculpem a modéstia mas sou figueirense!”.

Ora, todos sabemos, que Miguel pertenceu a um Executivo - liderado por um político que nasceu, cresceu e viveu em Lisboa – que fez aprovar uma proposta de demolição da Piscina-Praia, um dos ex-libris da Figueira da Foz, e a sua substituição por uma praceta e uma torre de apartamentos!  

Mais: o próprio Miguel Almeida, em Novembro de 2004, numa entrevista a um jornal local, explicou o seguinte: “Terminado o mandato (na Figueira), estive seis meses a viver em Espanha, a desenvolver um negócio de restauração”.

Ora, Almeida, o homem que ama perdidamente o concelho, andou a investir o dinheiro que ganhou na política – pelos vistos, a política figueirense foi extremamente rentável para Miguel! – em Espanha, em Marbelha!

Por fim: Miguel só deseja servir a amada Figueira no momento em que está desempregado, pois já não é deputado nem tem nenhum daqueles “tachos” que Santana lhe arranjou em Lisboa...

Estou confuso, começo a acreditar que as piranhas vêm mesmo da Amazónia...

  

 

 

4 comentários:

  1. Donde resulta que afinal o "Prá Frente Figueira" é um verdadeiro andar para trás Figueira: voltar ao tempo do despesismo; voltar ao tempo da insustentabilidade financeira e técnica; voltar a uma governação de fachada em que o que conta é o espetáculo e não politicas reais de desenvolvimento; voltar ao oportunismo e aos favores aos amigos e compadrios; voltar a viver uma ilusão que se paga cara à custa do penhorar do futuro da comunidade e dos nossos filhos. Tenho esperança que o povo, dia 29/09, não seja assim tão cego...se o for pagará caro quando lhe voltar a lucidez.

    ResponderExcluir
  2. Olhe, se for para compadecidos que sejam da figueira e nao como o atual executivo que so trouxe gentes de Mira e de Albergaria continuando os figueirenses deslocados da sua terra. Tal situação nao acomete e, Montemor, onde nao prioridade a quem reside na terra quando se fala de mobilidade. Quanto ao despesismo isso e um mito, espero que em tempo coloquem as informações no jornal.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mito é vir falar sem contraditar em concreto coisa nenhuma... veja os anuários dos Municípios e depois já estará habilitado pelo menos a pensar sobre os números. Quanto a trazer gentes de Mira e Albergaria não se percebe sequer o que pretende dizer, mas sempre lhe direi que se a Figueira for cidade acolhedora de novas gentes com novo fôlego, isso só a enriquecerá tal é a maledicência que grassa nas gentes desta terra.

      Excluir
    2. Olhe outro mito desfeito porque é a mais pura realidade: o seu amigo MA, quando foi Vereador do Santanilha, recebia chorudas ajudas de custo e de transporte, apesar de ter carro e motorista de serviço. Além do ordenado mensal, tinha meses em que levava mais de 450 contos/mês a título de ajudas de custo e transporte. É fácil de ver que ajudas dessas não ajudaram nada o erário público!!!!,só mesmo a ele próprio que nunca trabalhou sem ser em tachos e não tinha vergonha de depauperar as finanças públicas tirando tudo o que podia. E se por acaso o lá puserem de novo(valha-nos Deus!!!), vai fazer o mesmo porque não sabe viver sem mamar.

      Excluir