terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A Vontade


Arthur Schopenhauer garantia que o mundo não passava disto: vontade e representação...

Leio os periódicos locais, e constato que João Ataíde teve vontade de contratar o cançonetista Emanuel para este carnaval; pelos vistos, o pimba representa na perfeição o carnaval da Figueira...

 O que não espanta: Schopenhauer garantia que não era a razão que comandava o mundo, antes, os caprichos da vontade; talvez seja por isso, cogitamos, que a Câmara da Figueira continua a organizar uma festarola que dá 50 mil euros de prejuízo e não é um foco de atracção turística.

Pior: João Ataíde luta pela vinda do turismo de qualidade para a cidade, enunciando, até, o sonho de os navios de cruzeiro atracarem no porto da Figueira, e depois contrata o pimba Emanuel para o grande carnaval... “O perfeito homem do mundo seria aquele que jamais hesitasse por indecisão e nunca agisse por precipitação”, escreveu Schopenhauer na obra Aforismos para a Sabedoria de Vida.

No campo oposto, temos Emmanuel Kant, que via o mundo somente dirigido pela razão pura.
No entanto, o filósofo admitia a existência da razão prática, ligada à intuição e ao sentimento; pois há uma realidade absoluta em todas as consciências deste mundo: a noção moral, a nossa obrigação ética. Kant chamava-lhe o imperativo categórico: a distinção definida do que está certo e errado.

Há uns meses atrás, o Hospital da Figueira solicitou à Câmara Municipal apoio para disciplinar o trânsito no parque de estacionamento do hospital; pelos vistos, na época balnear, o parque é utilizado abusivamente pelos veraneantes e os doentes não têm lugar para estacionar as viaturas.

A autarquia, imbuída do imperativo categórico, “emprestou” 80 mil euros ao Hospital da Figueira para que este instalasse um sistema de estacionamento pago. Repito: uma Câmara, que “faliu” há meia dúzia de anos, emprestou 80 mil euros ao governo central!   

Realmente, o imperativo categórico dá cabo da razão pura; resta-nos a vontade e a representação deste mundo pimba...

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário